Jogos e/ou atividades que poderão
favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual
Há
varias estratégias que o professor poderá considerar em sala de aula para o
desenvolvimento do trabalho com aluno deficiente intelectual.
O
papel do educador é fundamental, desde o processo de confecção do jogo, na
elaboração das regras até o encorajamento quanto à troca de idéias entre os
participantes. È fundamental proporcionar-lhe experiências positivas
convenientes ao seu nível de desenvolvimento e sugerir jogos e atividades
compatíveis.
Entre
os jogos que podem ser utilizados para o desenvolvimento do aluno com
Deficiência Intelectual estão:
BONECO
ARTICULADO que estimula a: Noção do esquema corporal e a Conscientização sobre
as partes do corpo e suas posições, habilidade manual.
Nesse jogo as partes do corpo podem ser recortadas
em cartolina: cabeça, pescoço, tronco, dois braços, dois antebraços, duas mãos,
duas coxas, duas pernas e dois pés. Para juntar as partes fazendo as articulações,
podem ser feitos furos com o furador de papel e colocadas tachas, que se abrem
depois e perfurar o papel. Outra alternativa é furar as articulações com uma
agulha grossa e barbante, e depois dar um nó de cada lado do barbante.
Possibilidades
de exploração:
-Recortar
e montar o boneco articulado.
-Pedir
a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes posições que os alunos
procurarão reproduzir com seus bonecos.
-Fazer
o exercício contrário, colocar o boneco em posições que as pessoas deverão
representar.
-Descobrir
quais as posições que podem ser feitas com o boneco mas que são impossíveis de
serem realizadas pelo ser humano.
BOLICHE
DE LATAS, onde estimula a Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação
viso-motora, arremesso ao alvo, controle de força e direção. Para desenvolver
esta atividade precisa-se de Bolas de meias feitas com algumas meias juntas,
que são enfiadas no fundo de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e
desvirar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para,
posteriormente, costurá-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números
colados.
Possibilidades
de exploração:
·
Empilhar as
latas fazendo um castelo.
·
Jogar como
boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar todas as latas.
·
Contar os pontos
de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
·
Vence o jogo
quem tiver feito mais pontos.
O
Jogo dos PEZINHOS estimula a Coordenação motora ampla, equilibro, postura e
noção de direita e esquerda. É feito usando papel cartão ou Eva, corte seis pés
direitos e seis pés esquerdos. Com caneta hidrocor, marque um D nos pés direitos
e um E nos esquerdos. Disponha os pezinhos de forma a representarem passos ao
longo de um caminho e fixe-os no lugar.
Possibilidades
de exploração:
·
Pedir às
crianças que andem sobre as pegadas e tentem ficar dentro das marcas.
·
Quando colocarem
o pé direito sobre a pegada D, digam “direita” e o mesmo para a esquerda.
·
Pular só com o
pé direito do primeiro D até o sexto D.
A
atividade dos FÓSFOROS estimula a Coordenação viso-motora fina, movimento de
pinça, orientação espacial, manipulação de quantidades, concentração da
atenção. 26
É
desenvolvida com uma Caixa com palitos de fósforo. As laterais foram
inutilizadas pela colocação de um durex (para evitar que as crianças possam
riscar os fósforos).
Exploração:
·
Retirar os
fósforos da caixa e pedir à criança que os guarde, com as cabeças voltadas para
o mesmo lado.
·
Enfileirar os
fósforos na mesa, seguindo determinados critérios (ex. três voltados para cima
e três voltados para baixo).
·
Fazer figuras
com os fósforos.
·
Fazer formas
geométricas com três, quatro, cinco e seis fósforos.
·
Construir um
quadrado dentro do outro.
·
Inventar linhas
com desenhos variados e reproduzi-las.
·
Fazer seqüência
de fósforos.
·
Fazer contas com
os fósforos.
A
atividade intitulada AMPULHETA estimula o aluno a compreender a Noção de tempo.
É preciso selecionar duas garrafas iguais. Colocar areia em uma delas, colar as
duas tampas. Fazer um furo nas tampas já coladas. Fechar as duas garrafas com
as tampas. Medir o tempo (usando o relógio) em que a areia passa de um recipiente
para o outro. Anotar nas extremidades dos dois recipientes o tempo.
Exploração:
Como
a ampulheta é um instrumento de medida ela pode ser usada simplesmente para que
a criança observe o tempo que leva para a areia passar de um recipiente para o
outro, ou pode servir de apoio aos jogos, controlando o tempo das tarefas.
A
atividade CLASSIFICAÇÃO COLORIDA estimula a Percepção visual, classificação,
identificação das cores e das formas geométricas.
Para
desenvolvê-la é preciso de Formas geométricas grandes (triângulo, quadrado,
círculo) recortadas em cartolinas ou Eva de cores diversas.
Exploração:
·
Espalhar as
peças no chão e pedir às crianças que encontrem na sala objetos com as mesmas
cores das peças, ou das mesmas formas, sempre sugerindo uma cor ou uma forma de
cada vez.
·
As peças podem
ser numeradas e pode-se pedir aos alunos que procurem o número correspondente
de objetos conforme a classificação solicitada.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Parâmetros
Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de
alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP,
1999.
MAFRA, Sônia
Regina Corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento
da Criança com Deficiência Intelectual. Disponível em: <http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/o-lc3badico-e-deficiente-intelectual.pdf>. Acesso em: 19/10/2013.
Amiga, é maravilhoso ver que existe profissionais dedicados em proporcionar meios para que o nosso aluno com deficiência, tenha uma aprendizagem de qualidade através de jogos e atividades adaptadas...Adoro a nossa profissão!
ResponderExcluiradorei a proposta de atividades!
Obrigada amiga!
ResponderExcluirPratica essas propostas de atividades!
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