terça-feira, 24 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA - PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADE PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA



De acordo com Reis (2004), uma das características principais do homem é sua capacidade de criar, inventar, transformar e adaptar dispositivos que o auxilie nas diversas tarefas da vida diária. As tecnologias, portanto, são o conjunto dessas manifestações que acompanham a humanidade desde os seus primórdios. Estas ferramentas têm adquirido suma importância ao longo das eras, de forma que não podem mais ser excluídas do cotidiano nas sociedades modernas, visto que a economia, a produção de conhecimento, as relações sociais e outros diversos campos dependem dela para se realizarem. Muitas vezes, o acesso a essas tecnologias tem de ser adaptado, devido às necessidades específicas de um sujeito. No caso dos PNEEs, existe uma área – já citada ao longo deste trabalho – que desenvolve essas próteses com o objetivo de auxiliá-los no desempenho de suas funções, chamada de Tecnologia Assistiva.
Um exemplo de TA é a colméia para teclado:

COLMÉIA PARA TECLADO


Teclado coberto por uma colméia de acrílico transparente. A colméia é uma placa com furação coincidente às teclas e utilizada por alunos com problemas de coordenação motora. Esse recurso tem o objetivo de eliminar ou diminuir os erros de digitação. Pode ser utilizado em salas de recursos múltiplos ou mesmo na casa da pessoa com deficiência, principalmente, dificuldades para localizar as teclas que pretendem usar.
A função dos furos é facilitar o acesso do usuário ao teclado sem que ele pressione todas as teclas ao mesmo tempo.

A colméia protege o teclado de movimentação involuntária, facilitando o uso de maneira coordenada.

OUTROS EXEMPLOS DE RECURSOS DE TA:
Descrição da figura 7: duas fotos de alunos utilizando um teclado especial. 1. Aluno com um teclado grande, sua área de trabalho é programável e também é possível o ajuste de sensibilidade ao toque para que movimentos involuntários sejam filtrados evitando-se erros de digitação. O aluno utiliza uma interface de trabalho para digitação, as letras são grandes e há contraste entre letras pretas e fundo amarelo. 2. Outro aluno, com um teclado com as mesmas características do aluno da primeira foto, utilizando o teclado onde aparece uma atividade de matemática com numerais em tamanho ampliado, especialmente construída para resolver os problemas de baixa visão e de dificuldades motoras apresentadas pelo aluno.






Obras consultadas:


SARTORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa / Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.





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