De
acordo com Reis (2004), uma das características principais do homem é sua
capacidade de criar, inventar, transformar e adaptar dispositivos que o auxilie
nas diversas tarefas da vida diária. As tecnologias, portanto, são o conjunto
dessas manifestações que acompanham a humanidade desde os seus primórdios.
Estas ferramentas têm adquirido suma importância ao longo das eras, de forma
que não podem mais ser excluídas do cotidiano nas sociedades modernas, visto
que a economia, a produção de conhecimento, as relações sociais e outros
diversos campos dependem dela para se realizarem. Muitas vezes, o acesso a
essas tecnologias tem de ser adaptado, devido às necessidades específicas de um
sujeito. No caso dos PNEEs, existe uma área – já citada ao longo deste trabalho
– que desenvolve essas próteses com o objetivo de auxiliá-los no desempenho de
suas funções, chamada de Tecnologia Assistiva.
Um exemplo de TA é a colméia para teclado:
Teclado coberto por uma
colméia de acrílico transparente. A colméia é uma placa com furação coincidente
às teclas e utilizada por alunos com problemas de coordenação motora. Esse
recurso tem o objetivo de eliminar ou diminuir os erros de digitação. Pode ser
utilizado em salas de recursos múltiplos ou mesmo na casa da pessoa com
deficiência, principalmente, dificuldades para localizar as teclas que
pretendem usar.
A função dos furos é facilitar o
acesso do usuário ao teclado sem que ele pressione todas as teclas ao mesmo
tempo.
A colméia protege o teclado de
movimentação involuntária, facilitando o uso de maneira coordenada.
OUTROS EXEMPLOS DE RECURSOS DE TA:
Descrição
da figura 7: duas fotos de alunos utilizando um teclado especial. 1. Aluno com
um teclado grande, sua área de trabalho é programável e também é possível o
ajuste de sensibilidade ao toque para que movimentos involuntários sejam
filtrados evitando-se erros de digitação. O aluno utiliza uma interface de
trabalho para digitação, as letras são grandes e há contraste entre letras
pretas e fundo amarelo. 2. Outro aluno, com um teclado com as mesmas
características do aluno da primeira foto, utilizando o teclado onde aparece uma atividade de
matemática com numerais em tamanho ampliado, especialmente construída para
resolver os problemas de baixa visão e de dificuldades motoras apresentadas
pelo aluno.
Obras
consultadas:
SARTORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa
e alternativa / Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. –
Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ;
[Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
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