terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividade com Músicas para Autistas



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHiPSyxmXrCurODPz3Zc95pKLIo8dmCfgfBRKImWnHjaI0oJKOfYc2s-Ix0-X0KXL2b6lpng0mX5wAyY9aQvjD2LjNQOt4w5BKOvcSYDVlKq-Y0WkNJofwoR_D_LQH-SzwJ4f-3fdG2BlA/s320/MSD60B~1.JPG


As pessoas com autismo têm dificuldades na imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o que se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. Nosso trabalho enquanto pais e profissionais é estimulá-los. O importante é que tenhamos uma coleção de histórias e músicas. A sugestão é que comecemos com aquelas de personagens que eles gostem e que exija uma ação por parte da criança. Estamos disponibilizando a atividade da música “Eu tirei o dó da minha viola” para ser trabalhadas com pessoas com autismo e outras deficiências.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwJC8WNpuKN0326qZcDn3QcAra7HTut3J-Q6S4ajMeLpw1ddOesYUq8K6i8Mz2DRoUmr3KxkR1ldCe0ZjZSdZxHHEN7ZxKdy1y4S7ekbix1Me09KBQ_1wzrs0D5XJSZfkq1-S9z6dIHRWV/s320/P1060121.JPG



Esta sugestão de atividade foi dada por uma mãe que nos explicou que todas as terapeutas e professoras aplicam com sua filha.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrw0Pcxm0Vljzegat8QMV1X0txkQyDAoLRMxd5S923F9AfLlp9FBwvKidSFxLmzRC1zwL4feQ6tD5bZGZFoR3C2XZBLMIc7iaH6mpaKQKoVXwOIUOd5Ksysx1PyS_YEKea12X6bJev0jIN/s320/P1060117.JPG


PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLPKcphJ_qNmQkENDSPBoQMf7BQLtqMCCfDSPVAZOQ_glbwOcj64JlTVt2R_ChIKoZfIXXwRD1NPJaDX15vWZ5efT-p9SLxMcHaQhk6BKquZP8MeGoNcjLQOvyRFBxTNd6oNW6EWX8CNY/s320/P1060114.JPG


A atividade é composta em folhas soltas, na seqüência da música, onde em cada folha tem a imagem com a letra da música referente à imagem. A cada seqüência da música vamos mostrando a folha por vez. Esta música, “Eu tirei o dó da minha viola”, exige uma identificação de objetos e ações por parte da criança, como o gesto de dormir, rezar, comer mingau, falar, sorrir, laranja é muito bom, silêncio e é bom camarada. Pois desta forma a criança será estimulada a fazer o gesto proposto e entenderá que a música tem uma seqüência.
Essas músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo a criança pode escolher qual música quer cantar e ouvir.

Sugestão: Você pode trabalhar com as imagens no computador ou ipad, usando a mesma idéia, a cada imagem você vai cantando e estimulando para ele fazer os gestos.

Obs: Este material deve ser plastificado para garantir uma maior durabilidade. A música está disponibilizada em imagens, em sua maioria, em preto e branco, pois o custo da impressão será menor e você poderá desenvolver atividades de pintura com a criança. Estas imagens foram montadas por nós, em formato de imagens para colorir, portanto imprima e comece a aplicar com seu filho/aluno/paciente.

Não autorizamos blogs, sites e outros meios de divulgação a reproduzirem esta postagem. Nossas postagens estão disponibilizadas a profissionais, pais e a todos de forma gratuita e sem propagandas para serem aplicadas diretamente com autistas e outras deficiências.


Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOO0I0hSsdlOeXgGTiK49O2JMQBi0qYGW1SLdbzasfFyGYY_Fueb9uEOme98rdZ18IcbNRp0Sp8gMDJp3DOUvvIj5LOB6uBoJnVearTwZLPh6KjzP5pugR72_7sbmdQsbSus8XfzHJf_Ti/s320/1-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1dQIqOQkzWhXTg4TdVgZ8Zd6VP2BeIMMhQYA44KnnC5SUVLeeBobbXa8otGgZTN1iLYixp_jrLo7Fj06ZLE7QqliAP3RXmTDU0jwrkGnuyIHK_c8ZJ7X2wVMqwRd4qZK-ap6J7p3nLtgn/s320/10-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6FMsBm2tkhEYj7HPTHe8Gkeb4RkGCAm4V_Ip4B68UIcKIc7zffoRCF1H1FMytzf0SgLy4JMaN_ZXuY-8-iwFdnOkTsyI2znrUVBg_AMR2qv1_c7cSe-ahG2sAuKwDTm7qFLwyrV9CUS5o/s320/11-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxJKQlpLFqT1riqwdrVN0-I4TRBC2OIgdkGKMEGF3kE4NH5JdBAXmIsAgbSZ8JwIgY15YxUbOnlyJ3tb_vAote2y_9fBgmwx8QC1xsE5a6rJhQlwH6OqtmUkpsuAQJDlyCbLUmM4iVTVl8/s320/12-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikG9R-KLp2cqnaiEA8no90KSK_2UI1hgZ-9qIsq0JMmDvfW3lvqONijHDFbJxdjMY5JtBdji_T4qLOTofyXC7jK11HwAvUHBCCSzWnqwQKtMBMzlQzaK1c7_IWc-vn2z8Gzp6COhVngbjT/s320/13-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7Lw4PUtukOLuV1Xnhk14qIcgnul5oAMles4tFCslJLI3bn3rFL9JQ_HKKPHV-hzvjDu0hyphenhyphenASDoit4Sur_mX0W8pgaYMQl9BE-Qu8tWOOYjJlEve1HXn4vYu9XcJIehgpEA2oA8nH496uP/s320/14-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8G38iOvNLieCWx-h_BpEQFkOijJe-DI995DcXZXDNpI1dUKBPt_KiKYpye6CMgOJcb6gKloJtGx8PENjMhlp_YI-ee9XjLjwmLEtENqd8mCxFDE0ww562Dgj-MszK3Z5rIvUJSfmo6c8I/s320/15-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF_gnZZHAh3Z4L0-Y7Tki5ZKpYN-Nb1Y9aEJu0Ly8tRQYZoa5JKz-HruRPYe0B0Putv09IJz2B5zTHDLxkIhYb6LR5CcPwaDgk0tZD8oNKXCxEDYXxjvCqW8IFmSG-hln-WsXDOJ_-JKlw/s320/2-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj2H3JKoJuVz2pIBU0F6EwfSAjNPL5CsEZrTkO_1J1vwbNCHvVDHnKTszlw0Z8pldTwcnxefkgaIjswMAl1A32KG1t6c-gRivi00BfitVDz1d0wtPmxBYaefiz4jx4qjgwZrupp-Rdk8_F/s320/3-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEqqbL0T1z1x88a6npsX5WuUJbdmd22D2zEDD3mod0nvL3jLcLzK9sHDIMnP6xmHaEOqSZcUHv5Mbaz6J3unOhNseXUV9IRkN8MSU2WimSd9YK78Tx4DyWeS6OmkPkdDCPHaGAqcIJeuaY/s320/4-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8UzAav2EHNaciRFNHxswKCSZkk2fow9BNhmd35Gy0x4BUv3u2B3fdRVpmyfmAnX70q6EJYKXAQCxUiFrqPKzc4d_qg5oQ2rBjmOGFRtlFvvYfM2gpZqJCfwZMjb1w-bJs9SQUBHUKYQZK/s320/5-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi79mxL-4mPTYSJBMkJ03cFMUq4w7ztX-jDO1xF8Rc5CROuzDldR-EcLfTRs8mAVs2ySSK7gyAcJbvLAsaDJbztvYrTqcWmtiz1bNvte1sCoASOxx-NfWpP_BzDd3Z6tz31upH956p5TkOv/s320/6-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix9ImKlXjjhCDcKvPs9Fxygz_FOr-w63kkTtWxSBbL7iNwS2fk5hCaz4fskWjD3ofc8UuBPEJF-ZtJlabxJxOEJdZa1KTBCncNbimX3IRRrGLdAgtCyKfGbEXc__aJYSKyFhPSDBz69o_D/s320/7-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbu4URQrloQKenx-cfHBTkezD529aux-oKpu3ghRbgA8-CptFqlz18Nl8S2SRlL1H2jBhN7jJDDJSCLKP40z_y0XmPgHe5Z-t85GcM85zIlQtkAIG259zyYg5yky74HNI-pSIjPNNVjmxy/s320/8-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkRxPWsQkduq9F-fqXSY_9sAAOI6ysgQCHQRSTWLuOcpheUJmSBcv_zO4XDUqIuF7KUFaM_wOSAErIa9ADAaJ3BGpPR55NAfmqjnrsOSb11Y0McSRl350ChXpui8fXYpOvL_NSkbqfhoOh/s320/9-Eu+tirei+o+d%C3%B3-+para+autistas.JPG



Blog Autismo no Amazonas - Fonte: 


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6GO11QDnQU5qtZPV4w4mV6sUbSfX_A4ORBALD8KKHqH4lZxIOOLVqCSfGVDTy6VOdIygpQYu29zuNmbW0nadBEi2_ejU1BZ_-YE6z2t0p-Ah7ahf7Bcec70e40iFvIjMchHbwphUVllY/s400/2.JPGNão é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.

As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.

Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.

Passo-a-passo da AtividadeFormas geométricas e cores

Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtQBtwijM-32QQ1jTC36g7RyZJnMxrWvZ8k_FQm_c_5cXyfKqYR3bltT6Zdgm_IrrYz44VavV7BUAVflu3JDk68io42DW4ZyjUw3ihac5-UC3gHXW2lZMMW4xTDn5birUjeE4x1bNNIOU/s400/2.JPGhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVZMUQFicK1mS3xD90Bm9ow4ydMaf2BQhzl8zjpEpLCTdifS3VEDgDrAGMp0vKoSn7jc59hklCIas4KOylvRnYN_-6n9EUmqqMq67awdPs_2LvBF9oOkXkx3EGkeumvLC8_VobzBq5fRI/s400/P1050114.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPeeEo_-weruEPgLkwnXjEzmiBRRB5Rv5ADzykNbbrhzeskfmw15LL41HJSKyiMyERjmD4g57d97l-LmvnBW6htFoeeZ86XiHCJrQCGrePgzIYBCtuKWf1MKkNY0dsbJ6nLvXDHHtNMzg/s400/P1050106.JPG
Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados por cada tampa.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbYrgyNCL0ZsAKJqoWLzDEZ151AWYJTQ_Ezdg5s4TPED2kY11Ojyax2NRGiCtohVoiXUDCG2D1VWZ5Z7hhhBo-yu3Xsq4aYsdHu3L-1nG4k35bHp-OfUvGnmPw6q4mtEeJNUST6aWHZ_k/s400/P1050105.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbnNKrLIjBFuFbbt5GMKK4KMp8oF9f5QshSDhXOl4hyXOZy5vT22Saif4frNg4ja-_QQMpB0RuIsvrbSAsgEflWOqYlJ0yOeeNpwTcfzypQBuFmG3BAxCJB_CPT_-IYCkfQOtten7AT5s/s400/P1050103.JPG
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.

1ª - comece com uma cor em cada folha separada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYFc0-9mTANtgXsWXqUHPsKRAOOSK_IxNkRxnfavR-T_XEYf20tAXS_gGd716vykM_bt48waVacJLulVExXx1U5u_ZQ_qZXQxCQoC0J_W300wpuaLrb_CUMelJxoCC7BmBQId7rR8cdJo/s400/Apresenta%25C3%25A7%25C3%25A3o1.jpg

2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaRV0CJBOJ6DFj4YFy32ZBSkQvPTqPvx_eWZsuEt3jO0d1qwk0e_kg_4KOUW9pNWtBDzX3HElHfd0t_WyrxdU_lE6LyLA27iEUIWi1F319ZjrmhvEnFEZwdVmohysyHdV_jYYe8GSp7eU/s400/Slide1.JPG3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho-OFvW8xXUG8SvrQfDCbGM3l0K8LfgftjZobwPeyuqO_eTOc6bXnCm4echDlZv1wReNN8vQyLvJWuET5hbct_YsnP3iJsKRGnuk8VjC7efdH5611aoosaZazV_UasFDoJWoN3KSDb8is/s400/P1050096.JPG
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDxz9bmCUTQ4nboDZrImXhVY1w1BMhL8H5zHOSUAmf4K1cc-BiYn1U-a2GBar3clHq0xnr-C2uD5s64iLL8OrEmuv3RbvwRtHy9MGQNc-LTqNmdGJyxga73MSJzbnOYYXJXg8V2utS6kI/s400/P1050098.JPG
























https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNggtV1sjoGodLMT0oAaG9IMlSEB1uxiGphxKx7n-bZfkhPDMKKZY2DaUJMu5TiR2rTY4X2zmPBNW_xN5P976N9JRh3gV9AYwkuWgtOmd58WywIBMiArGGQdAu0belEKJWvEvAbO2I2aU/s400/P1050099.JPG
Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.

Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento 




Nenhum comentário:

Postar um comentário