Retirado do Blog Autismo no Amazonas
http://www.autismonoamazonas.com/search/label/Atividades%20Pedag%C3%B3gicas
As pessoas com autismo têm dificuldades na
imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o que
se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. Nosso trabalho enquanto
pais e profissionais é estimulá-los. O importante é que tenhamos uma coleção de
histórias e músicas. A sugestão é que comecemos com aquelas de personagens que
eles gostem e que exija uma ação por parte da criança. Estamos disponibilizando
a atividade da música “Eu tirei o dó da minha viola” para ser trabalhadas com
pessoas com autismo e outras deficiências.
Esta sugestão de atividade foi dada por uma mãe que
nos explicou que todas as terapeutas e professoras aplicam com sua filha.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.
PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
A atividade é composta em folhas soltas, na seqüência da música, onde em cada folha tem a imagem com a letra da música referente à imagem. A cada seqüência da música vamos mostrando a folha por vez. Esta música, “Eu tirei o dó da minha viola”, exige uma identificação de objetos e ações por parte da criança, como o gesto de dormir, rezar, comer mingau, falar, sorrir, laranja é muito bom, silêncio e é bom camarada. Pois desta forma a criança será estimulada a fazer o gesto proposto e entenderá que a música tem uma seqüência.
Essas músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo a criança pode escolher qual música quer cantar e ouvir.
Sugestão: Você pode trabalhar com as imagens no computador ou ipad, usando a mesma idéia, a cada imagem você vai cantando e estimulando para ele fazer os gestos.
Obs: Este material deve ser plastificado para garantir uma maior durabilidade. A música está disponibilizada em imagens, em sua maioria, em preto e branco, pois o custo da impressão será menor e você poderá desenvolver atividades de pintura com a criança. Estas imagens foram montadas por nós, em formato de imagens para colorir, portanto imprima e comece a aplicar com seu filho/aluno/paciente.
Não autorizamos blogs, sites e outros meios de divulgação a reproduzirem esta postagem. Nossas postagens estão disponibilizadas a profissionais, pais e a todos de forma gratuita e sem propagandas para serem aplicadas diretamente com autistas e outras deficiências.
Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento
Blog Autismo no Amazonas - Fonte:
Não é tão simples
ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível
desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos
compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo,
esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em
pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo
todas as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já na
Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de
matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão
importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos
também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar
a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os
pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com
autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para
outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores
primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de
diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com
tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva
o aluno, logo de início consegue entender a atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas
geométricas e cores
Para esta atividade temos o quadrado,
retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são
Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor
durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé
Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira
pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O
aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores.
No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade do Círculo com tampas de
pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho
das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados
por cada tampa.
Atividade de Cores com tampas
variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma
generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja
entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os
quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e
sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser
desenvolvida em etapas.
1ª - comece com uma cor em cada folha
separada.
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.
Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.
Muito importante que você aplique as
atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Por Joaquim Melo e Ana Maria
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário