quinta-feira, 22 de maio de 2014


  Metodologia PECS (Picture Exchange Communication System)

PECS é mais do que um sistema, trata-se de um programa visual de troca de símbolos. Foi desenvolvido em 1985, por Bondy&Frost, e é utilizado por educadores de crianças e adultos com autismo e outros déficits de comunicação. Utiliza-se um manual em que os autores encorajam o uso de PECS para criar um ambiente que estimule e encoraje a comunicação através do uso de uma pirâmide de abordagem educacional.

Caixa de texto:  
Figura exemplo de PECS (Picture Exchange Communication System) (Fonte: http://pecsemportugues.blogspot.com/2007/09/pecs-aces-2.html)
Descrição: A imagem é uma prancha de comunicação em forma de tabela, onde estão dispostas diversas imagens. Na parte superior de cada imagem há a escrita de seu nome correspondente.
Recursos para serem utilizados com crianças que tenham dificuldades de comunicação, logo cedo, na sua primeira infância, alguns modelos de PECS, que visam trazer a funcionalidade para a comunicação das mesmas. Podem ser utilizadas na Sala de Recursos, onde será trabalhado imagem por imagem, até que o aluno perceba o significado e funcionalidade do recurso em questão, bem como na sala regular, no ambiente familiar, proporcionando ao indivíduo a interação no ambiente em que vivem.           
           
Atividades Matinais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQS6szvsoRRquk_1W9MZdeYBBHLTpgRtsd62Krs2dR_CP1IaLlOju1X04aHyyUQfvsCLjjEW9mo9CJXGzUKdS9ZDeeTWDI46aSVPhqbFw-WS18RZdwtWzaBZKRmUjWLe99t2M53OGBYHJT/s1600/CA16.gif




Parte do Corpo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO0jCrv2i-C5lH08lPN01iszh60E0SSxp61qi_OYLJ9tJZVRi5GYf0eTYgXdDq4IqdG5qCo7Y_eaSSVcIzrNJYpsjdCMQb2gxxC0xt_zfdcgyg0pe4LV7xulkm9xRF74zMt0lYS77bNrw9/s1600/pecs-corpo-humano.jpg

Atividades Diárias

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmpsXfmtbiIHvktJpml1qZCdcUp5ZXZAoLCKPEH-qVXVn9dvTWHhSTj8su2vv6BhZMFqLOCELiOT8jzIyMJZPglf05vgqUsar8NaNZRhWeA2mk5fu5B-ickEO5eoCSYhdurAU4erNAw5FV/s1600/Picture+2+%281%29.png


 Referências:


         BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and Augmentative Communication to an inclusive group. In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday. Germany: IFIP WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.

 
Tecnologia Assistiva – MiryamPelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 22/05/2014].

http://inclusaoaee2013.blogspot.com.br/2014/05/tecnologia-assistiva-para-criancas-com.html. Acesso em: 22/05/2014.

Um comentário:

  1. Amiga adorei as opções que você colocou, muito rica suas estratégias ajudará muito as crianças, com Parabéns!
    Bjos Neuza.

    ResponderExcluir