"O modelo dos
modelos" de Ítalo Calvino - na perspectiva do AEE
A partir das
teorias
estudadas de cada deficiência foi possível observar o quanto
é importante mostrarmos o que cada pessoa tem para oferecer. Todos nós temos
capacidade para realizar algo, mesmo diante das nossas limitações. Portanto é a
mesma coisa com as pessoas que tem alguma deficiência. Precisamos salientar o
que ela tem de especial e não ficar enfatizando o que ela não pode fazer.
Assim a escola inclusiva é aquela que
os alunos constroem o conhecimento segundo sua capacidade e tem o direito de
expressar suas ideias. Os alunos não são selecionados como especiais ou comuns
todos se igualam pelas suas diferenças. Portanto, para que todos tenham direito
de participar do processo escolar não é possível trabalhar com modelos
padronizados.
Portanto, no AEE o
professor deve oferecer várias maneiras de ensinar, cada aluno deve ter seu
plano de AEE individualizado, pois ele vem complementar e/ou suplementar a
formação do aluno com recursos específicos para que ele tenha maior autonomia
no contexto e escolar e social.
Segundo Ítalo Calvino,
as regras não podem ser padronizadas, como cita o pensamento de senhor Palomar
que achava que com modelos prontos obteria sucesso com todas as pessoas. Cada
um tem sua singularidade e cada caso precisa ser estudado para atender a
necessidade de cada um. “É melhor que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada
apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios
subentendidos e não demonstráveis.” Pois assim, nós como educadores atuais e
professores de AEE temos que ter uma visão mais ampla de como incentivar nossos
alunos. Precisamos ter a percepção da capacidade de cada um e desvendar qual o
melhor caminho para que ele se torne mais autônomo na sua vida escolar e
social.
Assim
sendo, o texto nos convidam a revermos os nossos conceitos, nossas ideias,
nossas posições em relação ás nossas ações. Convida-nos a constante reflexão
ponderando o que pode ser mudando para melhorarmos a educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ROPOLI, Edilene Aparecida [et.al.], A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Especial, v1, 2010.
CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.
http://jaqueloren.blogspot.com.br/2014/06/para-refletir-italo-calvino-o-modelo.html- acesso em 03/07/2014
Olá , Sandra . Excelente sua reflexão. Com certeza, O Plano de AEE deverá levar levar em consideração as potencialidades do aluno, respeitando sua individualidade. Sendo assim , não será possivel seguir modelos padronizados. Um abraço . Boa sorte!!
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