sexta-feira, 4 de julho de 2014

"O modelo dos modelos" de Ítalo Calvino - na perspectiva do AEE

"O modelo dos modelos" de Ítalo Calvino - na perspectiva do AEE



A partir das teorias estudadas de cada deficiência foi possível observar o quanto é importante mostrarmos o que cada pessoa tem para oferecer. Todos nós temos capacidade para realizar algo, mesmo diante das nossas limitações. Portanto é a mesma coisa com as pessoas que tem alguma deficiência. Precisamos salientar o que ela tem de especial e não ficar enfatizando o que ela não pode fazer.
         Assim a escola inclusiva é aquela que os alunos constroem o conhecimento segundo sua capacidade e tem o direito de expressar suas ideias. Os alunos não são selecionados como especiais ou comuns todos se igualam pelas suas diferenças. Portanto, para que todos tenham direito de participar do processo escolar não é possível trabalhar com modelos padronizados.
        Portanto, no AEE o professor deve oferecer várias maneiras de ensinar, cada aluno deve ter seu plano de AEE individualizado, pois ele vem complementar e/ou suplementar a formação do aluno com recursos específicos para que ele tenha maior autonomia no contexto e escolar e social.
         Segundo Ítalo Calvino, as regras não podem ser padronizadas, como cita o pensamento de senhor Palomar que achava que com modelos prontos obteria sucesso com todas as pessoas. Cada um tem sua singularidade e cada caso precisa ser estudado para atender a necessidade de cada um. “É melhor que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis.” Pois assim, nós como educadores atuais e professores de AEE temos que ter uma visão mais ampla de como incentivar nossos alunos. Precisamos ter a percepção da capacidade de cada um e desvendar qual o melhor caminho para que ele se torne mais autônomo na sua vida escolar e social.
Assim sendo, o texto nos convidam a revermos os nossos conceitos, nossas ideias, nossas posições em relação ás nossas ações. Convida-nos a constante reflexão ponderando o que pode ser mudando para melhorarmos a educação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

ROPOLI, Edilene Aparecida [et.al.], A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, v1, 2010.

CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.

Um comentário:

  1. Olá , Sandra . Excelente sua reflexão. Com certeza, O Plano de AEE deverá levar levar em consideração as potencialidades do aluno, respeitando sua individualidade. Sendo assim , não será possivel seguir modelos padronizados. Um abraço . Boa sorte!!

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